-
Arquitetos: Adhoc Arquitectura y Territorio
- Área: 134 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:David Frutos
-
Fabricantes: Cortizo, Finsa, Mobi, Ramon Soler
Descrição enviada pela equipe de projeto. Há uma ideia que nos ocorre com certa frequência; pode uma casa alta, em quarteirão tradicional, ter uma grande área de contato com a natureza? um jardim? Ao criá-la, você deve afastar os espaços das atividades diurnas do exterior? Nesta casa no centro de Murcia, Espanha, propusemos que o acesso seja esse novo exterior, como aquela área ajardinada antes de entrar numa casa de campo. Isso nos levou a gerar uma nova “pele” no corredor; ela própria, plástica e translúcida que, como um “buraco de minhoca”, nos transporta para uma nova dimensão de calma e paz.
Os moradores, um casal, seus dois filhos e dois gatos, Metro e Milla, haviam adquirido uma casa construída em 1960 com vários cômodos e corredores super extensos, que não refletiam em nada o seu estilo de vida. Na reforma, o desejo era gerar o máximo de espaço possível como áreas de permanência: sala de estar, sala de jantar, cozinha conectada -mas que poderia desaparecer se desejado. Também deveria ter uma grande área de escritório que não se isolasse, ao contrário, permanece ligada à vida familiar. Os demais espaços se posicionam em torno deste espaço principal.
As crianças solicitam um espaço comum para brincar e dormir, bem iluminado e que pode ser dividido como elas desejem. Por sua vez, os gatos também reivindicam um espaço próprio, à sua escala. Assim, o jardim materializa-se em armários rolantes, com buracos e degraus concebidos para que Metro e Milla possam brincar, servindo ao mesmo tempo como elementos que ocultam a lavanderia.
Apesar de ser um projeto pré-COVID (o trabalho estava bem avançado quando o lockdown foi decretado na Espanha), vimos como grande parte das questões introduzidas neste projeto são demandas de um amplo setor da sociedade urbana: maior contato com o exterior, jardins internos, espaços lúdicos, home-office... São questões que a arquitetura deve abordar com urgência.